HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEG À SEX DAS 8:30H ÀS 11:30H E DAS 13:00 ÀS 18:00
Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e Região

CAMPANHA SALARIAL – SINDICATO PARTICIPARÁ DO 51º ENCONTRO NACIONAL DE BANCÁRIOS EM MG

17/06/2024
/
0 Visualizações

Dias 20 e 21 (quinta-feira e sexta-feira), a Contec (Confederação Nacional dos Bancários) vai realizar o 51º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais, Securitários e Cooperativários - Planejamento das Campanhas Salariais de 2024, de forma presencial, em Uberlândia, Minas Gerais. Os Bancários de Ponta Grossa e Região estarão representados pelo Presidente do Sindicato Gilberto Lopez Leite e pelo Diretor de Bancos Públicos Carlos Ferreira Kravicz.
Neste Encontro Nacional serão debatidas as propostas e reivindicações tiradas dos encontros regionais e interestaduais dos bancários de todo País, para então definir a minuta nacional que servirá de base para a Contec negociar com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), no caso dos bancos privados e com as direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A data-base da categoria é 1º de setembro.

REIVINDICAÇÕES DO SUL
Dias 11 e 12 de abril, foi realizado o 15º Encontro Regional Sul de Dirigentes Sindicais Bancários, em Florianópolis (SC), que reuniu dirigentes bancários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As propostas discutidas a tiradas nesse Encontro do Sul e serão levadas para o Encontro Nacional, são que seguem:

    Defesa das propostas de Ponta Grossa e Região


- Na questão das cláusulas econômicas, foi aprovado INPC mais 5% de aumento real;
- Em relação ao tíquete alimentação, 13ª cesta alimentação e auxílio creche/babá, INPC mais 12% de ganho real;
- Foi aprovada a manutenção, por dois anos, de todas as cláusulas constantes na atual convenção coletiva de trabalho (Fenaban) e acordos do BB e da Caixa;
- Sobre a PLR, ficou definido manter a proposta já encaminhada aos bancos em 2022, que prevê no mínimo 3 remunerações brutas, mais verbas fixas de natural salarial, acrescidas de um valor fixo de R$ 9.183,45 reajustados pelo INPC mais 5%;
- Foi também aprovada a proposta do retorno das homologações de rescisões contratuais nos sindicatos, bem como, o fim da ultratividade;
- Foi aprovada a estabilidade de 36 meses ao funcionário ou funcionária vítima de assalto, sequestro e extorsão;
- Gratificação de função: foi aprovado o aumento do percentual em relação ao salário, de 55% para 70%;
- Teletrabalho: foi definido o home office, que será discutido na mesa da Fenaban, onde existem contratos específicos por banco;
- Fim das demissões e o fim do fechamento de agências, o que tem trazido enormes problemas à categoria, com redução de empregos e a transformação de agências em escritórios de negócios, empurrando a população para os atendimentos nos caixas eletrônicos.
- Continuar a luta no sentido de acabar com o assédio moral que permeia em todos os bancos, com a cobrança de metas abusivas e remontagem de metas, provocando muitas doenças ocupacionais dentro da categoria;
- Houve discussão sobre todas as cláusulas, dando ênfase na área de saúde, ações de prevenção das doenças ocupacionais, fim do assédio moral e sexual; implementar medidas para melhorar a segurança bancária, para preservar a vida dos bancários e da população; cumprimento da jornada de trabalho;
- Adicional de fronteira;
- Estratégias que visam a geração de novos empregos;
- Planos de saúde;
- Fim das terceirizações.



COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS