Adesivo com o falso número da Central de Atendimento estava colado no caixa eletrônico da agência da Caixa - Foto: Enviada ao Portal AssisCityCriminosos utilizaram golpe do “cartão retido” para realizar compras, saques e transferências bancárias com o cartão da vítima.
Um motorista de 60 anos foi vítima de um golpe dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal em Assis, no último sábado, 31 de maio, e sofreu um prejuízo financeiro de cerca de R$12 mil. O caso, registrado em boletim de ocorrência e obtido pelo Portal AssisCity, revela a atuação de golpistas especializados em fraudar cartões bancários, especialmente de pessoas idosas.
Segundo o boletim de ocorrência, o motorista esteve na agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Rui Barbosa em Assis- sp e notou que apenas um dos caixas eletrônicos estava em funcionamento. Três mulheres estavam no local, e uma delas utilizava o terminal. Após a saída dessa mulher, ele inseriu seu cartão, que ficou preso na máquina.
Diante da dificuldade para enxergar, pediu ajuda a uma das mulheres presentes para visualizar o número do SAC da Caixa, afixado no terminal. Após ligar, foi atendido por uma suposta funcionária que, durante a conversa, solicitou informações do cartão e, inclusive, a senha. A falsa atendente alegou que o cartão havia sido retido por questões de segurança e que tudo estava sendo gravado pelas câmeras da agência, descrevendo até mesmo a roupa que a vítima usava no momento. Também recomendou que o motorista aguardasse fora do estabelecimento devido à instabilidade do sinal de celular.
Parte do extrato bancário do motorista mostra compras, saques e transferências realizadas utilizando seu cartão – Foto: Enviada ao Portal AssisCityApós cerca de 30 minutos, a vítima voltou ao terminal e percebeu que o cartão não estava mais lá. Ele acionou a Polícia Militar, que o acompanhou até a delegacia para o registro da ocorrência. Àquela altura, ele ainda não tinha acesso ao seu extrato bancário e desconhecia a extensão do prejuízo.
Somente nesta segunda-feira, 02 de junho, acompanhado de seu advogado e munido do boletim de ocorrência, o motorista retornou à agência e conseguiu verificar seu extrato. Descobriu, então, que haviam sido feitas compras, saques e transferências bancárias com seu cartão, totalizando um prejuízo de aproximadamente R$12 mil.
O advogado da vítima, Marcos Palma, explicou em entrevista ao Portal AssisCity que a fraude foi classificada como “golpe do cartão retido”, prática criminosa cada vez mais comum. “Os criminosos agem em grupo. Um obstrui o caixa eletrônico, outro finge ser cliente prestativo e um terceiro se passa por atendente bancário ao telefone. Eles usam informações obtidas no momento para dar legitimidade ao golpe”, afirmou.
Ainda segundo o advogado, a partir do nome identificado em uma das transferências feitas pelos golpistas, a Polícia Civil foi acionada para iniciar uma investigação. “Pode ser que se trate de outra vítima, usada para criar contas digitais fraudulentas. Já entregamos todas as informações relevantes às autoridades para que os responsáveis sejam identificados”, acrescentou.
Marcos também fez um alerta à população, especialmente aos idosos. “Jamais forneça sua senha a terceiros, nem mesmo a supostos funcionários do banco. Em caso de retenção do cartão, permaneça na agência, não aceite ajuda de desconhecidos e acione a Polícia. Além disso, contate imediatamente os canais oficiais do banco para o bloqueio do cartão, evitando maiores prejuízos.”
O advogado afirma que já foram adotadas as providências legais cabíveis para buscar reparação judicial. Segundo ele, o banco tem responsabilidade objetiva pela segurança dos seus clientes, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
A Polícia Civil investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso. (Fonte: AssisCity)
Notícias FEEB PR