Corona e Itaú são as duas marcas mais valiosas da América Latina- foto Paulinho Costa feebpr - A cerveja mexicana Corona é a marca mais valiosa da América Latina pelo sexto ano consecutivo, segundo o ranking da consultoria de avaliação de marcas Brand Finance, divulgado nesta quinta-feira, 14. Com uma valorização de 29%, a marca Corona tem um valor de mercado de US$ 13,4 bilhões, segundo a consultoria.
O ranking traz o banco brasileiro Itaú na segunda colocação, com aumento de 3% no valor de marca, alcançando US$ 8,6 bilhões. O levantamento anual da Brand Finance lista as 100 marcas mais valiosas e mais fortes da região.
Além do mercado latino-americano, a Corona se estabeleceu como a marca de cerveja mais valiosa do mundo, com um forte desempenho em mercados internacionais como Europa, Oriente Médio, África e América Latina, que impulsionaram seu crescimento.
Segundo a consultoria, o Itaú continua se destacando pela solidez financeira, inovação digital e fortalecimento de sua agenda de sustentabilidade. Pesquisas da Brand Finance mostraram melhorias significativas na reputação, recomendação e aceitação de preços do Itaú.
A Modelo Especial, outra marca de cerveja mexicana, subiu uma posição, chegando ao terceiro lugar, com valor de marca 34% maior, atingindo US$ 7,1 bilhões. Atualmente consolidada como a cerveja mais vendida nos Estados Unidos, a marca mantém seu crescimento tanto no segmento mainstream quanto no premium, apoiada por marketing estratégico, forte distribuição no mercado norte-americano e expansão do portfólio de produtos, avalia a Brand Finance.
O Banco do Brasil (queda de 4% para US$ 5,2 bilhões) e a argentina MercadoLibre (alta de 3% para US$ 4,7 bilhões) completam o top 5, em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Marca mais forte e com maior crescimentoO Nubank é a marca mais forte da região, com pontuação de 95,3 em 100 no Índice de Força de Marca (BSI). De acordo com a Brand Finance, a marca apresenta alta familiaridade, forte intenção de uso e consistentemente elevadas taxas de recomendação.
O Nubank também é a marca que mais cresce na América Latina, após um impressionante aumento de 195% em seu valor de marca, chegando a US$ 4,0 bilhões. O banco digital entra pela primeira vez no top 10, subindo 34 posições para o 8º lugar geral.
Na avaliação da consultoria, essa rápida ascensão reflete o sucesso financeiro e a expansão da presença no mercado. O Nubank quase dobrou seu lucro líquido em 2024 e agora atende mais de 100 milhões de clientes no Brasil, cobrindo mais da metade da população adulta.
Brasil lidera em número de marcasO Brasil lidera em número de marcas no ranking Latin America 100, com 41 marcas que representam 38% em valor de mercado das 100 marcas reunidas. O México vem em seguida, com 29 marcas e 37% em valor.
Bermuda na terceira colocaçãoCom 8 marcas no ranking, Bermudas ocupa a terceira posição por participação de valor de marca, com 9% do total. Dentre as marcas listadas estão: Everest Re (seguros), Bacardi (bebidas), Arch Capital (seguros), Athene (seguros), Allied World (seguros), Axis Capital (seguros).
Bancos, os mais valiososO setor bancário é o mais valioso da América Latina, respondendo por 24% do valor total de marca com 19 marcas listadas. As cervejas ficam em segundo lugar, representando 16% do valor total, apesar de contarem com apenas 7 marcas no ranking. O varejo ocupa a terceira posição, com 13% do valor total e 14 marcas listadas. (Fonte: Isto É dinheiro)
Veja o ranking