Contec organiza Conferência Nacional de Afirmação dos Direitos da Mulher
Durante reunião da diretoria executiva da Contec acontecido na semana passada, foi definido o evento Antes da pandemia do covid-19, ainda em 2019, a remuneração média das mulheres foi R$ 1.985, cerca de 22% menor que a média dos homens, que foi de R$ 2.555. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que apurou ainda que a remuneração feminina é menor em todas as faixas etárias. Em cargos de diretoria e gerência, a remuneração das mulheres foi, em média, 38% menor que a dos homens nos mesmos postos de trabalho.
É um cenário muito triste, mas que alerta o movimento sindical brasileiro para necessidade de ampliação do debate e a da luta por equidade entre homens e mulheres, principalmente no mundo do trabalho. O tema - assim como assuntos voltados à prevenção de doenças, desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da presença feminina na política e na vida pública - serão tratados no próximo dia 29 de março, durante os debates e palestras da I Conferência Nacional de Afirmação dos Direitos das Mulheres.
Este evento foi definido durante reunião da diretoria executiva da Contec, semana passada. O presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR), Gladir Basso, participou desta reunião também como diretor para Assuntos Legislativos da Contec.
A I Conferência Nacional de Afirmação dos Direitos das Mulheres terá transmitido ao vivo pelas redes sociais, é organizada pela Contec em parceria com as federações de bancários e dos securitários. A proposta é envolver trabalhadores e trabalhadoras do setor financeiro para expor lutas, avançar nas conquistas e deixar um espaço aberto para debates e manifestações.
As inscrições serão abertas esta semana. Fique atento que repassaremos programação, ficha de cadastro e outras informações em breve.
Notícias Feeb Pr
COMPARTILHE