Gladir Basso aponta os principais desafios para os bancários em 2025
Vai começar 2025 e, embora não haja campanha salarial no próximo ano, os bancários têm uma série de desafios que exigem mobilização da categoria. A rotina de trabalho apresenta graves problemas e exige mudanças de postura dos bancos, urgentemente.Pelo bem da saúde mental.
De acordo com o presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, entre os principais temas que estarão na pauta de 2025, destacam-se o combate aos assédios moral e sexual, além de outras formas de violência no trabalho. “A segurança nas agências e a busca por mais diversidade e igualdade são outras questões a serem tratadas em mesa de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ao longo do ano”, aponta Gladir.
Ainda para ele, a terceirização, em especial, merece atenção redobrada. O Santander, por exemplo, avança com a prática. Tudo para cortar direitos e enfraquecer a categoria.
Também vai exigir mobilização da classe e ação de suas entidades representativas, a luta contra o fechamento de agências e a demissão de funcionários. “As metas abusivas e o consequente adoecimento nos ambientes de trabalho, dentro dos bancos, é outro mal que vamos combater”, acrescenta Gladir.
“Para que o movimento sindical – composto por Confederação, Federações e Sindicatos – tenha força e representatividade nos debates, a mobilização dos bancários é fundamental. E os encontros têm papel relevante neste cenário. Os bancários podem se programar. Os encontros regionais devem acontecer entre junho e agosto de 2025”, conclui Gladir Basso.
COMPARTILHE