HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEG À SEX DAS 8:30H ÀS 11:30H E DAS 13:00 ÀS 18:00
Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e Região

Lucros dos bancos podem ser 19% maiores no terceiro trimestre

28/10/2020
/
1630 Visualizações


As quedas nas provisões podem ajudar a puxar o resultado (Por Álvaro Campos) -

Os balanços dos bancos do terceiro trimestre devem mostrar recuperação e ser um importante catalisador para as ações do setor, que estão bastante descontadas em relação ao Ibovespa. A estimativa é de crescimento dos lucros em relação ao segundo trimestre, com a queda nas provisões para devedores duvidosos, enquanto a margem financeira e especialmente as receitas de tarifas podem mostrar alguma reação, em meio à reabertura da economia após o período mais crítico da pandemia de coronavírus. E, como boa parte dos contratos de empréstimos que foram prorrogados está começando a vencer agora, por ora a inadimplência também deve permanecer bastante comportada.

A média das estimativas de nove casas ouvidas pelo Valor mostra que Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil devem apresentar lucro consolidado de R$ 16,110 bilhões, uma alta de 19,1% em relação ao trimestre anterior. Na comparação anual, esse resultado ainda representaria uma queda de 26,6%, mas menor do que os 36,5% registrados no segundo trimestre.

“O menor custo de risco e a melhora nas receitas de tarifas devem ser os principais motores dos lucros dos bancos e da expansão do ROE [retorno sobre o patrimônio]”, dizem os analistas do UBS. Já o Safra aponta que a recuperação da economia deve se traduzir em aceleração do volume de crédito para os segmentos de pessoas físicas e pequenas empresas. O movimento também deve impulsionar algumas receitas, como de serviços com cartões de crédito e banco de investimento. Este último segmento deve ser beneficiado ainda com o boom de ofertas de ações e operações de fusões e aquisições este ano. (Fonte: Valor Investe)

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS