HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEG À SEX DAS 8:30H ÀS 11:30H E DAS 13:00 ÀS 18:00
Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e Região

Desigualdade em alta: Salários dos Brasileiros Caem enquanto Lucros de Empresas Disparam

09/02/2024
/
339 Visualizações

 - foto Paulinho Costa feebpr - 
A participação das remunerações dos trabalhadores brasileiros no Produto Interno Bruto (PIB) tem sofrido uma tendência de queda contínua desde 2017. Ao mesmo tempo, notamos que o peso dos lucros de empresas e outros ganhos tem crescido, refletindo um aumento da desigualdade no país.

Análise do Produto Interno Bruto
Seguindo o conceito do PIB mensurado pela ótica da renda, que divide a economia entre capital e trabalho, a porção da renda do trabalho no PIB caiu para 39,2% em 2021, a mais baixa desde 2004. A economia brasileira afasta-se assim do perfil das economias mais desenvolvidas, onde normalmente a renda do trabalho representa uma fatia maior do PIB.

O lucro das empresas em ascensão
Por outro lado, o excedente operacional bruto, correspondente ao lucro das empresas, aumentou de 32,1% do PIB em 2015 para 37,5% em 2021, o maior valor da série histórica, que começou em 2000.

Fatores contribuintes para o crescimento do lucro das empresas

Os economistas apontam três principais fatores que contribuíram para esta mudança na composição do PIB. Primeiramente, a queda da renda do trabalho; em segundo lugar, a redução do número de vagas e o aumento dos lucros como resultado da digitalização e automação. E finalmente, a “pejotização”, um fenômeno em que mais trabalhadores são contratados como pessoas jurídicas em vez de terem contratos de trabalho formais. Quando isso acontece, os rendimentos desses trabalhadores são considerados lucros de empresas, exacerbando ainda mais a divergência entre renda do trabalho e lucros no PIB.

Resta claro que essa tendência de retração da renda salarial é preocupante e evidencia a necessidade urgente de políticas públicas que revertam essa situação e reduzam a crescente desigualdade no Brasil. (Fonte: BM&C News)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS