HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEG À SEX DAS 8:30H ÀS 11:30H E DAS 13:00 ÀS 18:00
Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e Região

Justiça manda Caixa reduzir jornada de trabalhadores com deficiência

04/12/2023
/
370 Visualizações

Ação foi ajuizada pelo sindicato dos bancários de Pelotas/RS

Desembargador Federal do Trabalho Roger Ballejo Villarinho, do TRT da 4ª região, determinou que a Caixa Econômica Federal reduza jornada para trabalhadores com deficiência ou com dependentes PcD. O magistrado fundamenta sua decisão na jurisprudência do TST, que tem consolidado o direito à redução de jornada para empregados públicos, considerando o melhor interesse da criança e o acesso pleno das pessoas com deficiência à educação e saúde.

Na Justiça, o sindicato dos bancários de Pelotas/RS busca a redução da jornada dos empregados com deficiência ou que tenham dependentes nessa condição, sem a diminuição do salário, abrangendo inclusive pessoas com transtorno do espectro autista. Em primeiro grau, o juízo indeferiu o pedido. Inconformado, o sindicato recorreu da decisão.

Ao analisar o pedido, o relator, desembargador Federal do Trabalho Roger Ballejo Villarinho, destacou princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento da Constituição Federal. Ele ressalta que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com a promoção do bem de todos sem preconceito ou discriminação, é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil.

Pontuou, ainda, que a jurisprudência do TST tem garantido o direito à redução de jornada para empregados públicos, levando em conta o melhor interesse da criança e o acesso integral das pessoas com deficiência à educação e saúde.

Diante desse contexto, o desembargador concluiu pela probabilidade do direito pleiteado pelo sindicato em benefício da categoria. "Já o perigo de dano reside na própria necessidade (em maior ou menor grau) de contínua assistência familiar ou acompanhamento hospitalar e/ou terapêutico por parte das pessoas com deficiência, sobretudo crianças", acrescentou.

Assim, em caráter liminar, determinou que a Caixa reduza a jornada de trabalho dos empregados com deficiência ou que tenham dependentes nessa condição.

Desembargador manda Caixa reduzir jornada de trabalhadores com deficiência.(Imagem: Pedro França/Brazil Photo Press/Folhapress)
O escritório LBS Advogadas e Advogados patrocina a causa.

Processo: 0027921-92.2023.5.04.0000 Leia a decisão. (Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/397985/justica-manda-caixa-reduzir-jornada-de-trabalhadores-com-deficiencia)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS