O Banco Mercantil, instituição financeira com foco no público 50+, anunciou nesta quarta-feira lucro líquido de R$ 201 milhões no terceiro trimestre de 2024, com crescimento anual de 97% em relação ao ano anterior.“Este é o melhor desempenho da instituição em um trimestre. Com um ROAE de 41,1%, a instituição consolida uma sequência positiva de resultados históricos desde o quarto trimestre de 2022”, destacou o comunicado do banco que tem sede em Belo Horizonte. A carteira de crédito registrou mais um crescimento expressivo no terceiro trimestre, atingindo R$ 16,5 bilhões no acumulado do ano e um aumento de 24% em relação a 2023. Este resultado reforça o ganho de participação de mercado da instituição, principalmente em ativos de alta qualidade, como o crédito consignado.
“Este trimestre marca uma conquista histórica para o Banco Mercantil, e os resultados positivos e contínuos confirmam isso. Tal desempenho reflete nossa dedicação em transformar a maneira como os clientes interagem com o banco, investindo em tecnologia e colocando as necessidades deles no centro de cada decisão. Estamos constantemente aprimorando processos e produtos para criar valor no longo prazo e garantir que a solidez financeira do Banco Mercantil, somada à melhor experiência em atendimento, resulte em benefícios para toda a base de clientes e para o mercado”, destaca o CEO da instituição, Gustavo Araújo (foto).
No que diz respeito à qualidade da carteira de crédito, a taxa de inadimplência acima de 90 dias apresenta-se em declínio e abaixo da média de mercado, registrando 1,9% e queda de 1,1 pontos percentuais (p.p.) em relação ao 3T23. O balanço mostrou que as receitas com origem na prestação de serviços, que incluem cartões, seguros e assistências, entre outras opções, alcançaram R$ 176 milhões no 3T24, apresentando um crescimento anual de 15%.
Seguros e assistências continuam como os principais responsáveis, respondendo por 62,3% dessa receita. Em termos de solidez financeira, o índice de Basileia fechou o terceiro trimestre em 16,8%, representando um aumento de 0,5 p.p. em relação ao 3T23. De acordo com a direção do banco, os números reforçam o bom momento da empresa, com bases sólidas e sustentáveis. Isto se traduz, por exemplo, na elevação do rating. Em junho, a S&P Global Ratings atribuiu nota AA- ao banco e, em agosto, foi a vez da Fitch Ratings conceder um duplo upgrade, elevando a nota para A+.
Canais digitaisO banco informou que 68% das operações de crédito já são realizadas por canais digitais. Os investimentos anuais são da ordem de R$ 150 milhões em tecnologia, no intuito de aperfeiçoar
cada vez mais seus canais de atendimento, ampliar e facilitar o acesso dos clientes aos produtos e serviços da instituição. A base de clientes hoje alcança 8,7 milhões de pessoas, representando um aumento anual de 14%, com alta adesão ao aplicativo no processo de abertura de contas do banco. Expansão
O Banco Mercantil está em expansão geográfica. Inaugurou 18 novas unidades em 12 estados do país, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Até o final do ano, estão previstas as inaugurações de mais sete pontos de atendimento da instituição. No recente leilão do INSS, o banco obteve o segundo lugar na escolha dos bancos que irão operar a folha de pagamento de aposentados entre 2025 e 2029. A estratégia da instituição, centrada em sua rede de agências – e que hoje somam 308 unidades em operação -, é vista como uma vantagem competitiva em relação a outros players que não possuem essa estrutura.
“O mercado tem nos dado sinais claros de que estamos no caminho certo, e nosso foco em inovação e diversificação está trazendo resultados consistentes. Temos investido em um mix estratégico de produtos e serviços projetados para atender às demandas específicas do nosso público. E esse compromisso se reflete tanto no nosso desempenho financeiro, com resultados recordes trimestrais desde o final de 2022, quanto no recente upgrade de rating, o que reforça nossa solidez e rentabilidade”, finaliza o CFO do Banco Mercantil, Paulino Rodrigues. (Fonte: Monitor Mercantil)
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